Novos dias coleta que o carro do lixo passará nas quadras do Riacho Fundo2 fique ligado! – Rádio Comercial DF

Novos dias coleta que o carro do lixo passará nas quadras do Riacho Fundo2 fique ligado!

Spread the love

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas .

Para se prevenir da dengue no Distrito Federal, é importante manter a casa e o entorno limpos e isentos de acúmulo de água. Também é importante usar repelentes e roupas longas, principalmente durante o dia

Limpe calhas e lajes periodicamente. A água parada é o principal criadouro do mosquito Aedes aegypti. Use repelentes, aplique repelentes com DEET ou icaridina. Utilize roupas compridas, que cubram o máximo de pele possível, como calças compridas, camisas de manga comprida e meias.

Manual Dangue

Dengue

Doença
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito urbano e diurno que se reproduz em depósitos de água parada.
Desta forma, o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, assim, para a maior disseminação da doença. Por esse motivo, é importante evitar água parada, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente. 

Sintomas
Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38°C.
  • Dor no corpo e articulações
  • Dor atrás dos olhos.
  • Mal-estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.              

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.
Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito.
A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Tratamento
Como a dengue é uma doença viral, o tratamento é feito para aliviar os sintomas, por meio da prescrição de antitérmicos, ingestão de líquidos e repouso. Portanto, ao primeiro sinal dos sintomas, procure um médico ou o serviço de saúde mais próximo de você.

Prevenção
Não existem medicamentos contra o vírus da dengue. Uma medida efetiva é a eliminação das condições de reprodução do mosquito, mantendo o espaço sempre limpo e eliminando os possíveis acúmulos de água. Além disso, desde fevereiro de 2024, a vacina contra a dengue está disponível na rede pública do Distrito Federal. 
Confira aqui o público-alvo da campanha e os locais de vacinação. 

Fonte: saude.df.gov.br

Facebook Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *